terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Sementes de Violência

Compara-se o Sr. Sócrates ao Prof. Cavaco enquanto PM, não pela qualidade, mas pelo rictus autoritário que pretensamente ostentaria. A meu ver, mera superficialidade de identificação. O actual Primeiro revela-se bem o epígono do seu mentor Guterres, embora sem o genuíno fundo de bondade e a largueza da mundividência do Picareta Falante. Onde? Na abstracção das emergências problemáticas que, em erupção pelo País, o ameaçam submergir, refugiando-se nos discursos ocos das boas intenções dos encontros internacionais, mesmo que com gente pouco frequentável. No momento em que a Cidade Invicta vive uma submissão a Mafias da Noite como até agora por cá se desconhecia e em que os relatórios demopnstram que a violência escolar sobre os mais fracos, edulcorada no anglicizante termo bullying, se generaliza, o PM desdobra-se em conferências de imprensa a falar na "cimeira de Todos" e no "espírito aberto". E no seu íntimo deve achar justificadíssima a sua demissão de reprimir o crime e as primícias juvenis da Maldade, como achar despropositadas as denúncias dos facínoras com quem se entreteve a cavaquear. É que olhando para o curriculum destes, como para as façanhas aleivosas dos nossos patrícios, aposto que lhe terá ocorrido um encolher de ombros magoado, "porque o homem é o mesmo em toda a parte". Será. Mas os governantes não o são sempre. E ter de viver com aquilo que temos é o nosso grande azar.

Vislumbre de Violência de Roberto Matta

2 comentários:

Capitão-Mor disse...

Esse caso das situações das máfias da noite já é referida de há uns anos para cá. Aliás, essa vertente criminal tem sido insistentemente referida nos relatórios dos SIS, visto que grande parte dessas redes tem ramificações a Leste e no Brasil. De 2002, para cá, acredito que já houvesse tempo de resolver o assunto...

O Réprobo disse...

Creio, Meu Caro Capitão-Mor, que, neste caso a ramificação é no papel de importadores de "matéria-prima" e que serão portugueses (maus) os responsáveis por seis assassinatos diversos e recentes.
Abraço