Pontes Passadas
Ignoro se as letras miudinhas do contrato assinado pelo Estado estendem a travessias subterrâneas o regime de escravidão automobilizada que obriga a idemnizações por veículos desse tipo "perdidos" pela concessionária, em caso de nova construção, eventualidade na qual, digo eu, a Lusoponte deveria mudar o nome para Lusotúnel. Sei que esta proposta, ao menos por só prever ligação ferroviária, parece apta a contorná-lo. O que vem reforçar a sabedoria de visões do Passado: a de João Abel, apontando, em 1961, para a vertente subaquática, num período de euforia pela edificação da primeira passagem. E o projecto oitocentista original, de Miguel Pais, em que não se vislumbra um único carro, mota ou pesado, os meios subsumíveis às teias do acordo...
6 comentários:
S. O vernáculo parece melhor servido por Lusoburaco.
Que engraçado. Já estive para fazer um post com essa ponte sobre o tejo. Vinha numa Ilustração.
beijoca
Uma observação de quem entende deles, sem ser cego como as toupeiras, Caro Rudolfo Moreira.
Querida Zaz,
esta tirei-a de um «Arquivo Nacional» onde fui buscar uma leitura de preparação para um postal sobre a data de amanhã...
Bjoca
Se calhar tens razão. Tenho o Arquivo Nacional arrumado ao lado da Ilustração e confundi.
beijoca
Vais empalá-los?
Já comecei, ehehehehehehehe.
Bjk.
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