quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Pontes Passadas

Ignoro se as letras miudinhas do contrato assinado pelo Estado estendem a travessias subterrâneas o regime de escravidão automobilizada que obriga a idemnizações por veículos desse tipo "perdidos" pela concessionária, em caso de nova construção, eventualidade na qual, digo eu, a Lusoponte deveria mudar o nome para Lusotúnel. Sei que esta proposta, ao menos por só prever ligação ferroviária, parece apta a contorná-lo. O que vem reforçar a sabedoria de visões do Passado: a de João Abel, apontando, em 1961, para a vertente subaquática, num período de euforia pela edificação da primeira passagem. E o projecto oitocentista original, de Miguel Pais, em que não se vislumbra um único carro, mota ou pesado, os meios subsumíveis às teias do acordo...

6 comentários:

Anónimo disse...

S. O vernáculo parece melhor servido por Lusoburaco.

zazie disse...

Que engraçado. Já estive para fazer um post com essa ponte sobre o tejo. Vinha numa Ilustração.

beijoca

O Réprobo disse...

Uma observação de quem entende deles, sem ser cego como as toupeiras, Caro Rudolfo Moreira.

O Réprobo disse...

Querida Zaz,
esta tirei-a de um «Arquivo Nacional» onde fui buscar uma leitura de preparação para um postal sobre a data de amanhã...
Bjoca

zazie disse...

Se calhar tens razão. Tenho o Arquivo Nacional arrumado ao lado da Ilustração e confundi.

beijoca

Vais empalá-los?

O Réprobo disse...

Já comecei, ehehehehehehehe.
Bjk.