sábado, 16 de fevereiro de 2008

Bonecos e Piratas

O Mayor de Londres, Ken Livingstone, acha-se há muito cognominado como Ken O Vermelho, o que desperta em mim reminiscências do efeminado namoradinho da Barbie e do Rackham que era Rouge antes de a tradução portuguesa o explicitar como Terrível. Neste caso o Tesouro seria a capital inglesa de que tanto gosto.
Normalmente dado como imbatível, começou por pôr-se incondicionalmente ao lado de um dos seus ajudantes, acusado de desvios de dinheiro já em parte reconhecidos, chegando a acusar de "racistas" os que publicamente pediram explicações. O advérbio de modo só teve validade durante poucos dias, logo forçou o seu "grande amigo" à demissão (mantendo o vencimento, que amizade sempre oblige quelque chose) e entregando-o à Polícia, reconhecendo que o fazia por temer perder o despique eleitoral para a agressiva campanha Conservadora de Boris Johnson.
Há duas grandes lições a retirar destes desenvolvimentos: em democracia a honestidade e desonestidade são aferidas não por observâncias e infracções da lei penal e da Ética, mas pelos riscos eleitorais que comporte a conduta.
E em política a amizade tem como assumido limite a conveniência.
Razões mais do que suficientes para nos mantermos longe de ambas.

Sem comentários: