quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Até Que se Torne Verdade...

O Papagaio de Van Gogh

Salienta o Amigo Bic Laranja a banalização do termo Criador, o que me trouxe à lembrança a história do papagaio de Psaphon: este africano da Antiguidade, que era avicultor, perdão, criador de pássaros, imaginou deificar-se ensinando uma multidão de papagaios a dizer «Psaphon é um Deus». Os indígenas da floresta onde largou a passarada, de tanto ouvirem aquela gritaria, breve ampliada pela população alada residente, convenceram-se do facto e prestaram o culto que julgavam devido ao embusteiro. É o que, com as possibilidades acrescidas da técnica, se faz ainda hoje. O problema é que não há só nativos ingénuos. Nem apenas papagaios, que repetem sem acrescentar. Há quem oiça, reproduza, mas denuncie a falsidade. Como o Ilustríssimo Confrade.

6 comentários:

Anónimo disse...

(Parece que também o sentido de honestidade é muito relativo; o relativismo é o que "está a dar".Absolutos?Absolutamente démodé.)
Beijo

O Réprobo disse...

Sobretudo quando serve para a auto-promoção. E NÃO ME REFIRO À PROMOÇÃO DE AUTOMÓVEIS.
Beijo

Anónimo disse...

Obrigado, caro Amigo! É bem verdade. Nesta era superlativa em que toda a ninharia é papagueada em hipérbole já nem tapar os ouvidos se pode, tal é a potência da megafonia; a tendência é berrar mais e mais alto, o que ao depois dá no que dá: toda a gente aos berros e toda a gente surda.
Pôr o ensinamento com a elegância dos antigos e o timbre certo pode ser que cale as araras e baixe o ruído. Assim já todos poderemos ouvir.
Foi isso que o meu amigo fez.
Cumpts.

O Réprobo disse...

Bondade Sua, Estimadíssimo Bic, apenas me fiz eco da Sua Grande Voz. Mas não papagueando, espero.
Abraço

Bic Laranja disse...

Sabe vossemecê bem que não. Longe disso.
:)
Cumpts.

O Réprobo disse...

Sempre Modesto e Gentil!
Abraço