Farsália e os Farsantes
Representação do Séc. XVI de Pompeu, fugindo após o desenlace do combate.
Ignoro se Cocteau, ao dizer que acreditava na sorte por de outra forma não poder justificar os êxitos daqueles de que não gostava, tinha em mente o caso de Bruto. Mas este, na miséria de Filipos, ao eliminar-se, enfim, teria, mau perdedor como a maioria das mentes sombrias, exclamado que a Sorte vencera a virtude. Sabendo-se que estivera presente entre os vencidos de Farsália, a 9 de Agosto comemorada, a conclusão que se nos impõe é que conspirar contra o César que então lhe perdoou é que deveria ter parecido ser abusar da sorte que então tivera. Mesmo para aqueles que neguem o estatuto virtuoso à grandeza do Perdão, como todos esses derrotados da batalha que se preparavam para, vencedores, justiçar o inimigo, sem transigências. Por não ter querido confiar à Sorte o seu destino, Pompeu entregou-se ao azar egípcio do assassínato traiçoeiro, o que lhe permitiu manter uma certa aura, como o apunhalamento do que sobre ele triunfou concorreu para a sua parte dela. É que como dizia Baltasar Gracian, a sorte que muito dura torna-se suspeita. Foram essas impressões da violência que fizeram a História, por muito que os hipnotizados pela Luta de Classes tenham, aliás justamente, batido, de aí em diante, na tecla única da oposição entre o partido Aristocrático e o Popular revigorado no Cesarismo. Era isso,mas não o essencial, porque se, no espírito, estavam presentes essas heranças, nos corpos combatentes imperava uma transversalidade diluente. A verdadeira grande oposição que pelo evento conformaria mil anos de obra e domínio era confiar num modelo de homem capaz de assumir responsabilidades diversas conforme as ocasiões, ou passar a prestigiar e entregar os destinos aos veteranos de guerra, constituintes a partir deste momento, de um grupo específico da Sociedade. Foi o segundo que fez valimento, até que, paulatinamente, viu o seu papel incarnado por hordas romanizadas mas não Romanas. É porém muito duvidoso que a emergência do entendimento contrário tivesse assegurado a grandiosidade subsequente.
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