quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Imagens da Leitura 11

Requer o ideal que fazemos do Leitor que a assimilação da obra se equilibre entre a profundidade da interacção com o texto e a manutenção da dose de independência que se traduza na manutenção do espírito crítico. A pura cedência à devoradora sede de conhecer pode congelar o crescimento espiritual que se espera como proveito a retirar de um livro; tal como a Mulher de Lot se viu transformada em estátua de sal, por não ter resistido a olhar para trás, também aquele que apenas procure saciar ligeiramente o bichinho que o vai roendo pode ver-se metamorfoseado metaforicamente numa imobilidade solidificada em materiais perecíveis.
Mas há a pecha contrária: a do que ama tanto os livros que do que segue no papel faz sair a diluição da sua personalidade, fundindo-se inteiramente com o que por outrem foi redigido. Apesar de ser perigo contraposto ao estatuto de perfeição na Leitura, não deixa de inspirar o prestígio que, romanticamente, as grandes paixões ainda despertam. Sendo que aos olhos desses bibliófilos radicais ninguém, salvo os próprios, sabe amar a Escrita.
O Bibliófilo de Ernesto Montenegro

4 comentários:

Anónimo disse...

Tenho para mim que ,consoante o objecto em questão,são possíveis as duas leituras, sendo as duas proveitosas,embora com registos diferentes:casos há em que o leitor,perante aquilo que tem à sua frente,assegura o distanciamento necessário à"manutenção do espírito crítico"potenciador do "crescimento espiritual";outras vezes,porém, quando o que está a ler a isso se presta,deixa-se imbuir de tal forma que o vive plenamente,havendo lugar a tal fusão,como que identificação.
Beijo

O Réprobo disse...

A coisa fia mais fino, Querida Cristina, é quando a atitude é inalterável e apriorística (relativamente à apreciação do texto).
Beijo

Anónimo disse...

A rigidez nunca foi boa conselheira,seja no que for;o conseguir adaptar o espírito a qualquer circunstância é um valor...
Tem razão,fia mais fino...
Beijo

O Réprobo disse...

Fujamos dela, então.
Beijo