sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Ué, África...

Começo já a ser prejudicado pela cimeira: aqueles participantes que resolveram não perder a Linha andaram em bolandas de Lisboa para Cascais e vice-versa, com sirenes a apitar e polícia a dar-lhes prioridade, em prejuízo dos indígenas. Entretanto, depois da poluição atmosférica, visual e sonora, começam os disparates a tentar entrar também no bolso do europeu enrolado: O auto-promovido Coronel Khadaffi veio dizer que os colonialistas do Passado devem pagar uma subvenção aos colonizados. Seria lógico pensar que estivesse a referir-se aos Árabes que dominaram as Populações até aí Cristãs do Norte de África e da Ásia Mediterrânica, ainda hoje lá permanecendo e lambendo-se com o pitróilo; mas parece que não: queria é que os Europeus pagassem as favas, porque aparentemente lá nada terão deixado em troca do que levaram, salvo as fronteiras de que não dá mostras de prescindir. Isto não teria importância, é a algazarra habitual do vendedor da origem africana da Coca-Cola, um dos maiores insultos já feitos ao Continente Negro.
Mas logo a seguir a gente pasma e ouve o Sr. Sócrates pôr-se em pontas (dos pés, não estou a chamar-lhe bovídeo, enfiem o disclaimer na cabeça) e diz que a patuscada só se realizou por insistência portuguesa. Ou seja, que não interessava a ninguém e que foi um osso que lhe atiraram. Qualquer cachorro principiante lhe poderia ensinar que só vale a pena correr atrás de lascas que tenham alguma coisa para roer. Ao abrigar o abarracado e arrogante mendigo líbio, este expoente da presidência lusa da UE proporcionou uma tribuna aos que querem vê-lo - e a nós com ele - roídos. Se daqui resultasse alguma perda de vulto para as finanças continentais, já saberíamos contra quem exercer o direito de regresso...

9 comentários:

Anónimo disse...

De facto, isto é mesmo deprimente...Mas enfim, cada povo tem os governantes que merece...

O Réprobo disse...

Meu Caro TSantos,
coitados dos Líbios, ehehehehehe! Mas claro que com o mal deles podemos nós bem...
Já com o nosso...
Abraço

Je maintiendrai disse...

Meu caro PCP, nunca me canso da forma prodigiosa com que transforma em comentário elegante o que deveria justificar um urro e um balde de caca na cabeça dos comentados...

O Réprobo disse...

Olhó Regressado do Oriente!
Que bom sabê-Lo de volta às lides caseiras! Vou publicar celebração que não deslustre.
De resto, Meu Caro JM, este pequeno postal era o tal urro. E se a segunda parte faltou, foi por não (me) querer (a) aumentar o monte.
Abraço

Anónimo disse...

Pensar que la actual Tunicia era la "patria chica" del gran San Agustín........

Anónimo disse...

Desde luego, el Coronel Gadaffi no sería el protagonista adecuado para un anuncio de maquinillas de afeitar.......

O Réprobo disse...

� verdade, Car�ssimo Filomeno, A �guia de Hipona....

Agora! Ent�o queres corte mais radical do que aqueles a que o biltre se dedicou? E tem a vantagem de dispensarem after shave!
Abra�o

Capitão-Mor disse...

Gostei desta análise do evento político deste fim de semana! Nem mais...
Abraço e bom fim de semana!

O Réprobo disse...

Boa Vontade Sua, Caríssimo Capitão-Mor. Quando há um manto de ficção a modificar o sabor de um acontecimento raspar um bocadinho equilibra a coisa.
Abraço