terça-feira, 31 de julho de 2007

Arrastados na Torrente

Depois de Bergman, Antonioni. Tentador seria procurar ligar os óbitos pela proximidade temporal que os atingiu. Mas seria cair na viciação da indiscutibilidade fáctica que enformou a concepção daquele que foi o filme mais popular do Realizador Italiano. «Blow-Up», em que a ampliação de um pormenor ínfimo forja uma realidade informada pela criatividade do agente que a fotografou, secundado sem remissão por quem acompanha. O que é explícitado desnecessariamente na famosa cena aqui relembrada, em que os "jogadores" contaminam o assistente, incorporando-o na bolada imaterial. Tenho enorme respeito pelo Autor desta fita, nunca consegui nutrir grande afecto pelo seu trabalho. Afinal, o que nos dá como metáfora do seu cinema, pode ser estendido à Sétima Arte em geral. E enquanto não confessada exala fascinação muito maior, na medida em que a aplicação da fantasia como leitura é intocável antídoto para o desconforto.

Sem comentários: