terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Apoios Coxos

Chegados à Florida, o que poderia ser o eco de um dos quatro maiores estados norte-americanos acha-se um tanto evaporado. Por causa da antecipação da data, foram as delegações punidas. Os delegados que os Democratas elegeriam à sua convenção não contam de todo, ao ponto de Obama lhe chamar mero "concurso de beleza"; e os Republicanos apenas pela metade. Como, no entanto, nestes últimos é numa modalidade de atribuir a totalidade dos eleitos ao vencedor, tem algum interesse.
Entretanto, vieram à tona apoios. Ted Kennedy pronunciou-se pelo Afro-americano do Illinois, contra Hillary. Nada que me surpreenda, ao contrário do que pareceu acontecer com muitos orgãos da Imprensa de lá: John Kerry já tinha feito outro tanto e eu tenho os dois Senadores do Massachusetts como inseparáveis nas suas opções, parecidíssimos com os senhores aqui de baixo, salvo na graça...
Por outro lado, os comentadores têm encarado a declaração por Romney da mais ortodoxa filha do Vice-Presidente, como as de alguns ex-ajudantes da Casa Branca, como uma preferência da actual administração, o que seria coerente com as inclinações empresariais que lhe estão muito ligadas e com restos de oposição a McCain. Mas o facto de o Senador hispânico floridense Mel Martinez, uma criatura de Bush sem vontade política dissonante, ter optado pelo Herói de guerra dá-me antes a impressão de que W está a jogar nos dois tabuleiros, para não ter hipóteses de perder...

6 comentários:

Anónimo disse...

Não sei porquê, nenhum dos candidatos a candidatos me entusiasma...e isto não se refere apenas aos EUA. Os actuais e potenciais líderes europeus tb não são nada de especial, com a possível excepção da Sra. Merkel, e mesmo essa...

Que é feito dos grandes estadistas de antanho?

O Réprobo disse...

Meu Caro TSantos, o material humano tem vindo sempre a descer. Eu não tenho Merkel em conta por aí além, vai-se acomodando ao jeito discreto e aos automatismos económicos. Mas gosto de Sarko.

Quanto aos actuais candidatos nos EUA, tenho respeito por McCain, como antigo combatente e senhor de uma longa carreira política coerente com esse momento, sem revanchismos, contudo. Resta saber como será em cargo executivo, pois tem intervindo sempre como legislador.
Abraço

Anónimo disse...

Pois eu acho o Sarko um tanto folclórico...Veremos.

Quanto ao teu McCain, parece que afinal já não se vai saber nada...;-)

O Réprobo disse...

Eu acho-o um contraste agradável com cinzentismo que oprime e os malditos antecessores que teve.

Não se vai saber nada, porquê?
Abraço

Anónimo disse...

"Não se vai saber nada, porquê?"

Esquece...Um lamentável equívoco levou-me a escrever essa frase, que agora retiro...;-)

O Réprobo disse...

O. K.! Penso que a próxima Terça-Feira será muito esclarecedora, do lado Republicano.
Abraço