sábado, 12 de janeiro de 2008

Os Sentidos Nas Alturas

Sir Edmund Hillary por Edward J. HallidayNuma velha fábula chinesa, usurpada por Mao Tse Tung, o Velho Louco, convencido de que conseguia mudar as montanhas, mandava os filhos desbastarem-nas um pouco cada dia. E quando o Velho Sábio dele troçou, disse-lhe que as elevações não podiam crescer mais, enquanto que as sucessivas gerações que abatessem um pouco de cada vez poderiam acabar por retirá-las do caminho. Tanta perseverança teria comovido Deus, que mandou dois anjos removê-las.
Em período interiormente conturbado não consegui ontem elaborar, como queria, um post em honra de Sir Emund Hillary, entretanto falecido. Faço-o hoje, que ainda é tempo. Para sublinhar as diferenças - onde o revolucionário oriental queria forças que arrasassem o que estava no alto, nivelando horrendamente, o Alpinista Neo-Zelandês procurava no respeito pelo Existente e pelo esforço pessoal, elevar-se a níveis difíceis de atingir. E como o próprio deixou claro:
Não são os picos que se conquistam, mas nós próprios.

6 comentários:

Anónimo disse...

Frase lapidar, essa, reveladora de um espírito de superação, por parte de quem se dispusera a chegar mais alto, não obstante todos os perigos já conhecidos...
Beijo

zazie disse...

É o "bigger than life". Admiro tanto estes aventureros.

Beijocas

Anónimo disse...

Não sendo possível deixar mensagem na nota anterior, aqui fica, Cao Paulo, o meu forte abraço.
MVC

O Réprobo disse...

Querida Cristina,
sem dúvida e em luta apenas contra os próprios limites, sem querer emergir através de nivelamentos ou concorrência. O Esforço como sintoma da Excelência.
Beijo

O Réprobo disse...

São fantásticos, Querida Zaz. Lembro que, à nossa medida de hoje, me agradava muito ver num restaurante nepalês que frequento um poster do Patrício João Garcia.
Bjoka

O Réprobo disse...

Meu Caro MVC,
obrigado, cala-me muito fundo a Tua lembrança.
Ab.