segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Separados À Nascença?

Tendo visto ontem à noite o retrato-robot que os Pais da Maddie publicitaram, de um suspeito de a ter raptado, passei em claro parte da noite, por as feições me serem familiares, embora sem conseguir estabelecer a identidade. Conheceria eu um raptor, quiçá um assassino?
Até que se fez um clic: era a cara chapada de Autor importante da minha infância, apesar de só lhe ter conhecido a focinheira mais tarde. R. L. Stevenson, a quem devemos «A Ilha do Tesouro», à cabeça de tantos outros entretenimentos do Passado. Não é assombrosa a semelhança?

4 comentários:

T disse...

Andei a reler a biografia da Fanny, mulher dele, nestas férias.

Agora o retrato robot não podia ter um vilão pior, safa.O Stevenson não tinha aquela dentuça.

Beijinho

O Réprobo disse...

Lemre-Se, T, de que pode ser a versão "Mr. Hyde", mais fiel ao original do que a minha da banda cinzenta...
Li recentemente os ensaios dele. Pese à qualidade narrativa celebrada por Borges, sinto hoje uma atracção muito mais matizada pela obra dele. Mas teve importânca, sem dúvida.
Bjinho

T disse...

Eu gosto dos livros que escreveu sobre viagens.
Bjs

O Réprobo disse...

Li umas coisas sobre os Mares do Sul...
Quando era miúdo senti alguma fascinação por «A Flecha Negra». Hoje por hoje tendo a valorar mais textos como «Uma Defesa dos Ociosos» e «Olalla».
Beijinho