domingo, 20 de janeiro de 2008

Fazer o Bem

Leitura de um apanhado biográfico de Helena (Charles) Sanders, ou de como uma vontade sem quebra guiou sempre a vida pelo meio do sacrifício - mas não da eliminação - da joie de vivre, em prol dos necessitados de auxílio. Imersa no activismo social de inspiração Cristã a favor dos desmunidos primeiro, dos refugiados Judaicos escapados ao Hitlerianismo mas também aos Bolchevistas, mais tarde, poria em prática a filantropia em nome de uma ideação Ecuménica que a resgatara ao Anglo-Catolicismo, mas muito tributário da nostalgia da Comunidade Social Medieva que os Neo-Rafaelitas tinham propagandeado. Assim a ardente Conservadora que era se insurgiu contra a vertente mais abertamente capitalista e concorrencial do Partido, acabando numa visão pela Própria adstrita à de Chesterton, de suave afastamento e descrença dos e nos governos do Demo-Liberalismo.
A ânsia de ajudar os deslocados sem lar empurrou-a para o Sionismo, numa luta contra as reservas pró-Árabes do Departamento Governamental Britânico correspondente, protagonizadas pelo que se pensava ser um zeloso funcionário cumpridor das instruções do seu Ministério e era coisa afinal bem diferente e mais assanhada, um agente do Moscovo de então. O seu nome era Kim Philby...
E por fim, a descoberta de Veneza, numas férias com o Marido; e do estado de abandono e de crueldade em que fora deixada uma população de gatos muitas vezes sobredimensionada em relação ao ideal de 6.000. Introduzidos por um Doge medieval, importados da Síria, tinham visto pagar o cumprimento da sua missão de combate aos ratos com a hostilidade dos "civilizadíssimos" habitantes do Século XX e, vergonha das vergonhas, das autoridades que com eles concorriam na matança e no desprezo. Teve de enfrentar, na campanha de esterilização e tratamento veterinário que desenvolveu, a hostilidade dos organismos oficiais, temerosos de perder receitas turísticas, que a tentaram etiquetar, numa inversão propagandística, como inimiga dos Felinos. E suportou igualmente a contrariedade da corrupção que minou algumas das organizações aliadas na cruzada que desenvolveu, até que, finalmente, conseguiu inverter a mentalidade, sendo hoje os bichanos da Rainha do Adriático dos mais bem tratados e queridos em todo o Mundo.
E, pormenor curioso, com pontos de vista tão diferentes dos do anti-semitismo de Ezra Pound, sempre se sentiu irmanada a ele no esforço desenvolvido pelo Autor dos «Cantos» nos dois continentes, contra os maus tratos à gataria.
Não sei se um dia irei para o Céu. Mas tenho fortes desconfianças de que Ela se encontra Lá.

Posted by PicasaNo dia da apresentação na Corte.

10 comentários:

T disse...

Veneza tem gatos lindos e soberanos.Verdadinha.
Essa biografia ainda não li:)
Bj

O Réprobo disse...

Eu andei por Itália mas não fui lá. Merece visita exclusiva.
Bj.

T disse...

Eu fui. Umas três vezes.
Tem demasiado comércio. Mas se nos afastarmos da zona turística tudo melhora.
É das cidades onde eu conseguia morar.
Bj

O Réprobo disse...

O Woody Allen diz o mesmo. Que na Europa só ela e Paris...
Bj.

T disse...

Não conhece Lisboa.

O Réprobo disse...

Querida T,
apesar de já cá ter vindo tocar ao Estoril. Mas creio que a relativa falta de sofisticação de oferta intelectual não satisfaria o snobismo de consumidor do Woody.
Bj.

T disse...

Pode ter vindo e não conhecer, ora essa.
Bj

O Réprobo disse...

Não disputo esse ponto.
Bj.

Anónimo disse...

Assim que cheguei a Veneza perdi-me da minha mãe. Foram dar comigo num canto toda distraida com 2 ou 3 gatos...
Fui perdoada mas do susto ninguém a livrou.

Mykonos também tem gatos fabulosos

O Réprobo disse...

Querida Luar,
ena, ena, já aparece Reconhecida como Bloguista! Quererá isso dizer que a minha tentativa de comentar não será barrada à porta?. Mais loguinho vou experimentar. Fiquei desolado por não ter conseguido pronunciar-me sobre Aquela Beleza banhando-Se no Estoril. Entre outros postais!

Ah, imagino-A deliciada com os bichanos. Uma causa de desculpação evidente.

Tenho de ir lá, também. Já fiquei deslumbrado com os bigodudos e Roma...
Beijinho