Do Drama Ao Enjoo
O Suicida

Quereria acrescentar uma nota sobre o tema na Pátria do Pintor: os Franceses são pródigos em reverter para os Ingleses tudo o que desconsideram. Mesmo coisas que lhes sáo geralmente atribuídas. A sífilis, conhecida em todo o lado como Mal Francês, é dada por eles como Mal Espanhol, pretendidamente trazida pelos companheiros de Colombo para Nápoles, pelo que igualmente lhe chamam Mal Napolitano. Toda a outra gente diz que sair sem se despedir é fazê-lo à francesa; mas lá estão eles a contrariar, dizendo que é à inglesa. Seria ainda mais ocioso que suicidar-se - e, em todo o caso, fazê-lo como escritor credível - tentar imputar aos habitantes da Albion a prática, no seu todo. Mas Etienne de Jouy não hesitou em dizer que a maior objecção contra o suicídio é que ele encontra frequentemente a fonte numa vil mania que nos vem de Inglaterra e que nós tomámos por moda, como os jockeys e os cavalos de cauda curta, as «Noites» de Young e spencers. Os ingleses matam-se para se desenfastiar. Deixemos-lhes esse passatempo que não convém ao nosso carácter nem ao nosso clima.
E, contudo, o delírio como prefácio acaba por ser truque expedito para transformar uma sentença moral de conclusão quase num dito de espírito:
o suicídio é frequentemente um crime, por vezes uma mania, raramente uma desculpa e quase sempre um erro de cálculo.
5 comentários:
Olá Paulo.
Apetece falsear aquela frase dos bonecos de Udezo, e dizer "estes gauleses são malucos", embora pessoalmente só tenha queixa dos parisiences...
Beijo
...parisienses.
Querida Cristina,
é uma fragilidade muito engraçada, empurrar tudo o que é menos bom para lá da Mancha...
Mas claro queo Obélix, como bom aldeão irredutível, também diria outro tanto dos habitantes de Lutécia...
Beijo
Ei, junte-se ao nosso grupo de discussão em português sobre Emil Cioran. O endereço é:
http://br.groups.yahoo.com/group/Planeta_Cioran/
Planeta_Cioran-subscribe@yahoogrupos.com.br
Saudações, Rodrigo Inácio
Meu Caro Rodrigo Inácio,
Terei todo o prazer em visitar-Vos, Cioran foi pensador muito importante para mim. Obrigadíssimo pelo convite.
Abraço
Enviar um comentário