quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Plagiar Deus

A Criação dos Animais por Rafael

Saiu a certificação de qualidade da carne e leite de animais clonados. Embora opondo-me, por tazões filosóficas, à criação de vida com recurso a um artificialismo essencial, como o da duplicação celular, não já meramente auxiliar, caso da inseminação artificial, calar-me-ia, na eventualidade de o aumento de oferta ser usado para combater a fome nas regiões do Mundo onde ela grassa. Esta conjectura idílica é tão mitológica como o unicórnio que aparece na imagem: a possibilidade vai servir, certamente, apenas para as grandes multinacionais do ramo alimentar maximizarem os lucros da prodição. E assim não há resgate para uma afronta à individualidade de cada ser. Má rés é quem fomenta destas.

9 comentários:

Anónimo disse...

S. É uma preocupação para a seita que acredita na formação do carácter pela comida. Corremos o risco de ficar todos iguais.

L. Rodrigues disse...

É coisa para dar mau resultado... os animais que temos sem clonar são mais que suficientes, provavelmente até demais, se olharmos para os requisitos de proteínas recomendados.
Além disso, uma industria baseada em clones é extremamente vulnerável.

Todo o senso comum actual, e alguma ciência, defendem a agricultura "biológica" que mais não é do que a tradicional melhor entendida, quanto a mim.

Mas a tentação de controlar patentes parece ser maior, e canalizar mais recursos económicos e políticos...

Abraço

O Réprobo disse...

Nesses determinismos mitigados não me meto, Caro Rudolfo. Mas a padronização opera a outro nível, o da identidade dos consumos. A evitar, portanto.
Abraço

O Réprobo disse...

Meu Caro L. Rodrigues,
também não me cheira nada bem a inovação, embora sem ter a especialização universitária do Meu Caríssimo Amigo. Mas vai uma apostinha em como a legitimação ocorrerá através do choradinho da desigualdade da distribuição dos recursos comestíveis?
Abraço

Capitão-Mor disse...

A este propósito já existem algumas lendas urbanas. Uma delas diz que em muitos aviários, os frangos não são aves propriamente ditas, mas antes uma espécie de ser mutante que nem bico tem e são alimentados por tubagens. Será verdade?

O Réprobo disse...

Eu sei lá. Mas desde que os transformaram em carnívoros, lembremos as farinhas das vacas loucas, já nada me espanta!
Abraço, Caro Capitão-Mor

Bic Laranja disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bic Laranja disse...

Contnuamos a piorar. E já não levamos emenda. Cumpts.

O Réprobo disse...

E se gritamos muito por ela, Caro Bic, caso consigamos convencê-los, ainda nos clonam a nós, o que vem comprovar ser pior do que o soneto, pois passamos de comedores a comidos...
Abraço