O Fim dos Pirenéus
O Castelo dos Pirenéus de Magritte
Timor é Terra sem sorte e nem o petróleo lhe vale. Depois do abandono dos descolonizadores exemplares, da brutalidade de Suharto & C.ª, das desavenças internas e de Guterres, Alkatiris e outros Hortas, não merecia isto: dois Países com responsabilidades de Histórias gloriosas, Espanha e França, fazendo do infeliz pedaço Cristão da Ilha o balão de ensaio para a assunção diplomática plena do despojamento das suas soberanias. Uma embaixada conjunta representa o nada, salvo na vertente burocática que e a que menos importa. Que tenha sido este o Atol de Muroroa de tal destruição só mostra que, no caso pirenaico, perante a viabilidade timorense, não foi a Fé que moveu as montanhas, mas a ausência dela.
18 comentários:
Não consigo aceder ao link, mas para falar de Timor não é necessário...
Não conheço aquela terra, mas pelos ecos que lá nos foram chegando, dá para fazer uma ideia do povo, e da má sorte que lhes caiu em cima, como diz. Portugueses mais portugueses do que muitos dos que vivem cá, foram indignamente atraiçoados pelos que na altura estavam no poder em Portugal, ao viabilizarem as pretensões de meia dúzia de autóctones, nos quais a grande maioria do povo não se revia...
Há pessoas, e povos, muito melhores que aqueles poucos que os dirigem...
Beijo
Querida Cristina,
julgo que já solucionei o problema da ligação. Concordamos em tudo. Por isso digo que é uma pena dois Estados Importantes desprezarem assim aquele Torrão e Gentes, para além de atraiçoarem o que os respectivos Avós demoraram séculos a construir. É o prmeiro passo para substituir as representaçoes nacionais por legações da UE. Enfim, qualquer dia, se a moda pega, quando declinarmos a nacionalidade diremos ueses.
Beijo
Luís XIV haveria de gostar, se fosse o neto a presidir, claro...
Beijo
Não importando quantas guerras da Sucessão tivesse de empreender...
Mas duvido de que aceitasse embaixadas unificadas.
Beijo
Mais um exemplo da "excelente" política externa portuguesa! Enquanto continuarmos de costas voltadas para o mar não há nada a fazer...
Abraço ultramarino!
¿Y no sería mejor que fuera el Presidente Único de Francia y España, Monsieur Nicolás Sarkozy.......?
Temos grandes responsabilidades, Meu Caro Capitão-Mor, mas não era razão para os Coabitantes da UE agravarem assim o desdém pelo Povo da Pobre Nação e... por Si Próprios!
Ab.
Meu Caro Filomeno...
Como Presidente do Governo, decerto, seria um progresso. E com El Rey Don Juan Carlos a chefiar o Estado resultante.
Abraço
Ué é completamente bué!
(Rais parta.)
Meu Caro Filomeno,
calma, não devemos deixar que o Zap-zap faça lamentar a existência das fronteiras. Em Março a coisa remedeia-se.
Abraço
Meu Caro Bic,
bué de palavreado e de atentados aos nossos hábitos; demais, para o meu gosto.
Abraço
Dios te oiga, amigo Réprobo. ¡Ojalá en Marzo termine la "zapatiesta".......! Ab.
Vais ver! Vai pensando numa reforma para o sujeito.
Ab.
Amigo Réprobo: la prestigiosa Banca J.P. Morgan ya ha fichado a Tony Blair. Dudo que haga lo mismo con Zp cuando abandone su cargo actual......
E aposto, Caro Filomeno, que, se o indivíduo manifestasse nisso interesse, lhe diriam:
"quem te manda a ti, Zapatero, tocar rabecão?"
Abraço
Amigo Réprobo: la interpretación de Peter Selles en el Inspector Clouseau y en "The Party" (1966) ha sido ampliamente superada......¡A nuestro pesar......! Ab.
QAh, mas esse era um Senhor! Remetia para a Pantera Cor de Rosa, enquanto que a cor, com o Zap. tem outros significados de menor prestígio, matrimoniais até.
Grande abraço.
Enviar um comentário