sexta-feira, 14 de março de 2008

O Corte Radical

Alexandre Cortando o Nó Górdio, de BarthélemyAs prioridades do Governo vêm à tona: simplifica-se ao paroxístico nível de uma ligação à net a efectivação de um divórcio, com formalidades muito inferiores às exigidas para o casamento. Como, presumivelmente, só as dissoluções por mútuo consentimento estarão contempladas, vai ser um ver se te avias, com todo e qualquer casalinho em fase de arrufo a correr para o computador, acreditando piamente assim obter a sua preciosa liberdade. Esquecendo o que Chesterton fez ver: o que há de grande e sublime no matrimónio não é cada um permanecer livre, mas ambos concordarem em ser escravos. Não vêem os pobres recorrentes a esta facilidade, que o próprio nome do meio indica terem sido apanhados numa rede aprisionante sem a dignidade da ligação que deixam.

10 comentários:

Anónimo disse...

S. Para isso era preciso que antes fosse muito difícil desfazer o nó.

CPrice disse...

alguém que muito admiro e amo disse-me uma vez .. "Nós, dou com os meus filhos, com todos os demais, simples laços .." - alguns serão para a vida, outros desfazem-se naturalmente na adversidade da vida e outros provavelmente não passam de laçadas ocas sem o vigor de um escuteiro de serviço :)

Assino em baixo.

fugidia disse...

E eu também...
:-)

O Réprobo disse...

Meu Caro Rudolfo, ainda sou do tempo em que um clic se aplicava mais ao princípio de uma relação do que ao fim dela.
Abraço

O Réprobo disse...

Querida Once, claro que cada qual pode investir a fotça de desatabilidade que queira. Mas, no casi vertente, parece-me pouco. E o legislador, embora não di meu ponto de vista, também, pois se fosse tão fácil de desatar, não me parece que fosse necessário eliminar-lhe entraves.
Beijinho

O Réprobo disse...

Querida Fugidia,
respeito, mas não subscrevo, até por uma questão de... respeito ao que tenho por desejável e ao sagrado que encontro num voto para a vida.
Beijinho

fugidia disse...

Mas caro Réprobo,
mas que maior prova de respeito há num laço que dura a vida toda? Tão simples de desatar e, no entanto...
:-)

O Réprobo disse...

Com certeza, Querida Fugidia, não havia necessidade do gládio da INTERNET para o cortar, pous não?
Beijinho

Anónimo disse...

Deviam fazer o mesmo para todos os erros. Um clique no Rato e era limpinho.
Cumpts.

O Réprobo disse...

Pronto! O Amigo Bic quer uma taxa de ocupação plena no capítulo de governantes suicidas!
Ab.