sexta-feira, 21 de março de 2008

À Sombra da Cruz

Consulto a cruz a respeito da minha natureza, e responde-me que eu sou um aggregado mysterioso de grandeza e de baixeza. Que grandeza em mim! A dignidade da minha natureza é tão eminente que Deus a resgatou com preferencia aos anjos, que deixou sem redempção. A minha salvação é tão prezada de Deus que, para a operar, um Deus desceu dos céos e veio morrer na cruz.
(...)Ao lado da nossa grandeza, a cruz mostra-nos a nossa baixeza e miseria: ella diz-nos que o peccado nos lançou em tão profunda miseria, que eramos, por nós sós, incapazes de nos levantarmos, incapazes até de offerecer a Deus offendido a menor reparação.

M. Hamon
Cristo na Cruz de Philippe de Champaigne

Em virtude do peso único da Sexta-Feira de Paixão não haverá hoje mais postagem, retomando «As Afinidades Efectivas» o ritmo habitual já amanhã.