domingo, 16 de março de 2008

O Linguarudo

Torre de Babel de Vasily Kafanov

Seria possível, entretanto, pensar que Sócrates quer proibir o brilharete artificial em algumas línguas muito por causa das gritantes incapacidades naturais próprias. A curta felicitação telefónica a Zapatero apresenta, segundo os especialistas, mais erros do que a condescendência pode aceitar. Mas, atenção, a incapacidade linguística inscreve-se numa tradição da longa noite Socialista, com o sucedâneo do Francês que caracterizava Soares, mas igualmente... o Castelhano que tentava um Guterres desenvolto noutros idiomas. Só Sampaio salvava a honra do convento.
Mas há uma tradição nacional mais alargada, de restringir o Espanhol a um "Português com diferente entoação" com a decorrente catástrofe. E há até um texto grande de Eça, a carta de Fradique Mendes a Madame S., em que a tenta demover de pôr o filho a aprender o idioma de Nuestros Hermanos, aconselhando-lhe, em contrapartida, a que, com o mesmo mestre, o fizesse receber lições de guitarra. Tudo em nome da função adjectiva do poliglotismo, bem como da desconfiança que inspiraria demasiada perfeição em língua alheia.
Tudo isto o P-M poderia invocar e nem interessa por aí além. Mas importaria muito tentar perceber por que razão se fez filmar nessas infelizes circunstâncias. Os mais inocentes dirão que para cavalgar uma vitória da cor, em momento difícil. Aos outros fica a escolha entre duas opções - uma, mais jocosa, que imputasse ao exibic(o)inismo telecomunicacional a tentativa de inculcar que o quinze em Inglês Técnico não fora assim tão injusto, já que o Espanhol Cordial, esse sim, era desastre completo; a outra é muito mais grave: tentar que o fait-divers aspire as atenções assestáveis a incompetências muito maiores e canalizem para a mera troça as forças da contestação.

12 comentários:

MariaV disse...

Também me pareceu que o episódio do telefonema em "portunhol", ou seria "espanholês"?, foi apenas uma manobra de diversão: "receio que o povo não acredite que sou humano, sensível, etc... vamos pô-los mas é a gozar com a minha total falta de jeito para falar espanhol!"

Bic Laranja disse...

Não foi ele que ofereceu um almoço a chefes de governo da Europa nas cocheiras de Belém? É obvia a falta de tino para enteneder a dimensão das coisas.
Cumpts.

ana v. disse...

A entrevista em casa (enfim, só lhe ficámos a conhecer o hall de entrada) foi outra tentativa de "humanização", mas igualmente patética e igualmente gorada. O homem tresanda a pose estudada, não convence em tentativas de aparentar bonomia. Isso, pelo menos, devia ter aprendido com Soares, que é mestre nessas artes...
Um beijinho

paula botto disse...

caro réprobo, mas o PM ficou por demais sexy...

Anónimo disse...

Não percebeste, Caríssimo...No seu telefona a Zapatero, o nosso Primeiro estava a treinar o seu Espanhol Técnico!

Ab

O Réprobo disse...

Querida MariaV,
Bem-Vinda! É muito ostensiva, essa tentativa de diversão, não é? E tanta gente transitou, em acto contínuo, do debate sobre a contestação aos Professores, para o cavaquear (sem alusões pessoais) versando o jeito socrático para dar à língua...
Beijinho

O Réprobo disse...

Meu Caro bic Laranja,
bem lembrado, os líderes à cocheira, a língua à estrumeira! É um padrão de conduta.
Abraço

O Réprobo disse...

Querida Ana,
se tresanda! Aquilo era um anúncio publicitário que revelava escolha muito pobre no rapaz contratado.
Só que, ao discutirmos esse aspecto, estamos a cair também no que julgamos ter sido a intenção primoministerial, afastar-nos da essencialidade da luta contra o desastre governativo...
Beijinho

O Réprobo disse...

Querida Paula,
muito grato por tê-La por cá. Infelizmente, sob esse prisma, não consigo dar uma para a caixa em apreciação de indivíduos deste Género. Mas quem sabe se alguma assessora (melhor iria acessora) o não terá incitado a tirar proveito dessa mais-valia da língua?
Beijinho

O Réprobo disse...

Meu Caro TSantos,
pois, foi o que o nosso Colega Balbino Caldeira indicou no postal linkado. Precisei de uma noite sem dormir para abarcar toda a dimensão do problema: o primeiro factor de diversão dos noticiários e comentários à megamanifestação foi a saída de Camacho do SLB, como se sabe um Técnico Espanhol. O PM, deve ter pensado que baralhando e trnando a dar poderia fazer mais umas vazas...
Abraço

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

ele é um parolo, Paulo. stá tudo dito!!

beijinho

O Réprobo disse...

Querida Júlia,
longe de mim desmenti-La! E não só por urbanidade...
Mas há muita gente assim a saber tratar bem da vidinha. Não é esse um dos ingredientes da conhecida figura do Chico Esperto?
Beijinho