segunda-feira, 5 de maio de 2008

Resposta À Bomba

Sócrates Desviando Alcibíades do Amor Sensual de RegnaultA Charlotte pergunta em que era Sócrates - o Verdadeiro, o Antigo - arrogante. E eu respondo: Ao não reconhecer à Poesia, para que não era dotado, o direito ao entendimento: Cheguei à conclusão de que não é a sabedoria que possibilita aos poetas escreverem a sua poesia, mas uma espécie de instinto ou inspiração, como as que podes ver nos videntes e profetas que transmitem as suas mensagens sem perceberem o que elas querem dizer. E também quando mandou calar um interlocutor por não considerar o que aquele dissera verdadeiro, bom, ou útil. Nos dois casos há uma desqualificação do Belo, sabendo-se que lhe era sensível, ou não tivesse encaminhado o seu sentido da Estética para a apropriação de Alcibíades, o mais belo dos Atenienses. É neste desprezo simulado e proclamado pelo que desejava e não tinha, como património originário, que ganha importância a sua "fealdade", tornada filosoficamente relevante por Nietzsche.

6 comentários:

cristina ribeiro disse...

Uma outra das mil caras da arrogância, com efeito; mais subtil...
Beijo

O Réprobo disse...

Querida Cristina,
pois com certeza, lá por ter um certo passivo, não diminuamos a importância de um pensador por homonímias infelizes!
Beijo

ana v. disse...

No segundo caso concordo inteiramente consigo ao considerar Sócrates arrogante, no primeiro já não. Acho que ele tinha razão quanto à sabedoria instintiva - ou intuitiva - da Poesia. Sem me considerar incluída na categoria de Poeta (por falta de mérito, não por excesso de sabedoria), também penso que a poesia se faz muito mais de rasgos intuitivos do que de esforçada aprendizagem e análise. Percebo, por isso, que um filósofo a subestimasse. Mas talvez o Paulo tenha razão, afinal. Tendemos a subestimar, muitas vezes, o que simplesmente não dominamos.

O Réprobo disse...

Mas, Querida Ana, se fosse apenas uma divagação sobre a fonte da criação poética... No entanto, como sabe, ele tentou desviar a Juventude do culto Homérico, congruentemente com a incompreensão que apontava a essa vertente artístico-espiritual. Não pouco contribuiu tal pedagogia para a acusação de impiedade e corrupção dos jovens que o condenou.
Quanto à Sua Poesia, é magnífica, ainda ontem me estive a deleitar com partes dela. E vou envergonhá-La, publicando aqui, mais dia, menos dia.
Beijo

ana v. disse...

Vai deixar-me envergonhada, de facto. Mas ao mesmo tempo tenho uma certa curiosidade de saber o que escolherá do que eu escrevi.
Um beijinho

O Réprobo disse...

Wait and see, mas claro que a vergonha era por, sob o pretexto da modéstia, nos ter mentido descaradamente sobre a Sua vocação poética, Querida Ana.
Beijinho