quarta-feira, 5 de março de 2008

Com Dentes; E Com Unhas?

Conforme aqui tinha dito, os Hispânicos acabaram por entregar a Clinton o triunfo no Texas e, tendo o perigo de deserção do eleitorado operário sido contido, o Ohio caiu-lhe por boa margem. Mas a diferença no primeiro foi ridícula, além de que, sendo um sistema misto em que um terço dos delegados será designado por caucus, a agressividade (no bom sentido) da candidatura de Obama que leve a uma vitória poderá anular a recuperação dada pelo triunfo no outro Estado. Como a vitória no pequeno Vermont fará de contrapeso à de Hillary no quase tão pouco populoso Rhode Island. Ora, quem vai à frente terá razões para sorrir, já que continua quase na mesma e são duas etapas a menos. A candidata vive a euforia de ter quebrado o embalo do adversário, mas pode por sua vez ver esse balanço reduzido a cacos, com a príxima votação, num Mississipi que ninguém pensa atribuir-lhe.
O maior factor positivo é um que não vejo muito citado nas análises fora dos EUA: em ambas as grandes votações de ontem os eleitores que se decidiram à última hora foram em número surpreendente para a Senadora por Nova Iorque, valendo ao outro lado a vantagem grande no voto preliminar texano. Isto poderia indiciar uma mudança de maré, única esperança para amarelar a dentuça arreganhada da candeia que vai à frente...

6 comentários:

Anónimo disse...

La Senadora Clinton cuenta con un importante asesor hispano, el Sr. Lauredo...........

Anónimo disse...

Olá Querido Paulo


Sabe o que me espanta?
É estarmos, QUASE, do mesmo lado.
Mas no que concerne a Hilary, por razões diferentes, nenhum de nós gosta dela.


Beijinhos

O Réprobo disse...

E com um apoio que roça a paixão, entre a Comunidade, Meu Caro Filomeno. Engraçado, que também a família Bush é popular nela, muito por obra e graça do casamento de Jeb, irmão do Presidente e ex-Governador da Florida, com uma Senhora de origem mexicana.
McCain e Obama terão mais dificuldades de penetração.
Abraço

O Réprobo disse...

Querida Marta,
a bem dizer, não gostar só não gostava de Romney, que me parecua um invertebrado. Mas prefiro sempre ver Pessoas a instrumentos de aparelhos partidários e a Hillary transformou-se um bocado nusso, além de mudar de posição como quem o faz de blusa, para tentar ser eleita.
Beijinho

Anónimo disse...

Amigo Réprobo: George Bush Jr. atrajo mucho voto hispano por su amistad con Don José María Aznar, también.
Ab.

O Réprobo disse...

E, Caro Filomeno, também pelo desempenho como Governador do Texas, em que fez muito pela elevação da Comunidade. Chegou a aprender castelhano, o que deve ser tido em conta pelo que revela de boa vontade, já que o resultado... considerando o seu domínio do inglês não pode ser considerado discriminatório...
Abraço