terça-feira, 22 de abril de 2008

A Loucura do Elogio

Putti Nas Nuvens de Cristoforo Roncalli, Il PommarancioPretendendo moderar a embriaguês da vaidade que leva a apetência dos elogios, Erasmo de Roterdão escreveu sobre eles:
Quem pode felicitar-se pelos elogios que recebe, se Homero cantou as rãs; Virgílio, o mosquito; Glauco, a injustiça, Favorino, as sezões; Séneca, o Imperador Cláudio; e Luciano, o burro?
Poderíamos acrescentar: e Luciano de Samosata, a mosca, que, viva ou morta, parece agravar as coisas. Mas o que repugnou ao Grande Humanista, a fraqueza que pode levar a acreditar corresponderem os panegíricos a verdades, uma vez notada, poderá originar outra imperfeição - a rudeza que sacode as boas vontades testemunhadas.
A função que qualquer elogio deve desempenhar não refere a quem dele é objecto, mas a quem o emite. Se formos criteriosos e prudentes, saberemos analisá-los e identificar os merecedores de estima, aqueles que provêm de Quem nos queira transmitir afecto, enquanto que outros são meros assédios da lisonja.
Plenamente compenetrado de que o que me dirigiu a Cristina Ribeiro em comentário ao post anterior se situa no primeiro destes casos, o que me é gratíssimo, ofereço-Lhe - e a Todos Vós - estes Putti. Porque Ela já aqui confessou gostar dos anjinhos. Por Se ter dado (ocasionalmente) como Nefelibata. E pela suprema razão de as generosas palavras que deixou me terem levado às nuvens.

6 comentários:

cristina ribeiro disse...

Bem, Paulo, agora é que fez de mim, decididamente, uma nefelibata, e com este seu post até me dou ao luxo de o ser sem reservas ou limites de temporalidade: tiro folga para o ser a tempo inteiro, a contemplar esses "Putti"...
E sabe perfeitamente o quão merecidos são os elogios que lhe possa dirigir; disse-lhe uma vez o quanto a sua escrita, já desde o «Misantropo», me impressionava...
Beijo

O Réprobo disse...

A Cristina estraga-me com mimos. Ainda bem que os dorminhocos do berço gasoso agradaram! E é sempre bom ver passar-se do part time para ocupação a tmpo inteiro...
Beijo

fugidia disse...

Desde que merecidos, tanto a crítica como o elogio nos ajudam a melhorar cada vez mais.

(mas quer um lenço ou acha que é melhor um lençol, querido Réprobo? - para a baba...)

:-)))

O Réprobo disse...

Ehehehehehe, Querida Fugidia,
de uma Mãe Babada esperava a sugestão de um babette... daqueles com atilhos laçados atrás do pescoço!
Mas é como digo, os encómios devemos recebê-los com a desensimesmada perspectiva de destrinçar os motivos por que nos distinguem. E a afectividade da Cristina - que era a de que se falava - encheu-me de contentamento.
Beijinho

fugidia disse...

Ó meu caríssimo Réprobo, ainda pensei no "babette", mas num comentário sobre elogios pareceu-me mal, muito mal...
:-D

O Réprobo disse...

Ehehehehehe, realmente, Querida Amiga, com o "lençol" sossegou-me muito!
Beijinho