sábado, 12 de abril de 2008

Pesos Pesados

Atlas Com Armilaria de Lee Lawrie


Ouve-se agora dizer que Obama cometeu uma gaffe, ao defender que as condições de vida mais duras empurraram as populações das pequenas cidades rurais da Pensilvânia para as armas e a religião, com ímpetos de animosidade contra os que não reconhecem como seus. A meu ver, não se tratou de uma infelicidade oratória, mas de caso mais do que pensado: naquele Estado há uma desconfiança eleitoral profunda entre os substratos votantes e os políticos de Filadélfia e do resto. Como o seu apoio e única chance de ganhar a Hillary assenta numa grande mobilização do eleitorado da principal cidade, trata-se de uma clássica dramatização com base nos quadros mentais demarcadores. Nada de novo. E o mais grave nem é atirar as pessoas umas contra as outras, a essência da Democracia. O pior é pôr a Religião ao nível dos vícios de comportamentos e dos instrumentos de morte.

Ainda não percebi se a publicidade desusada posta pela China à volta da neutralização de terroristas islâmicos é mera tentativa de agradar ao Ocidente, exibindo-se como partilhando o mesmo problema, ou mera tentativa de desviar as atenções da Questão do Tibete. Pequim é clássico aliado de forças e poderes muçulmanas, quer do Paquistão no conflito com a Índia, quer de Teerão no jogo da influência regional contra os EUA, quer ainda no Afeganistão fronteiriço. Esta ousada inversão de alinhamentos só pode tentar lavar a cara para as Olimpíadas. Não se percebe pem é qual das faces, ou se a cara inteira.

O Sr. Sócrates tem Pinto no nome, pelo que José pode ter sido engano de registo: disse agora, a propósito das previsões do FMI, que as previsões só podem ter base em resultados. Como o antigo capitão e defesa direito do Futebol Clube do Porto, o qual estatuía só se poder fazer prognósticos no fim do jogo. O Zé Povinho não quer partilhar o nome próprio com o PM que o vergasta. Que passe o político a chamar-se João!


Posted by Picasa

2 comentários:

ana v. disse...

Três boas malhas, caro Réprobo.
Um beijinho

O Réprobo disse...

Já fico contente de ter deitado tais sortes, com a obtenção do comentário Desta Sereia...
Beijinho