segunda-feira, 3 de março de 2008

De Gaulle E Do Galo

A Coorte Invencível de Giorgio di Chirico

Alguns verão na iniciativa de Sarko a prova de que, afinal, sempre é um bocadinho gaulista: criar um meio bélico que torne independente da aliança americana, ele dado como delegado dos interesses dos States em Paris, aquando da eleição presidencial. Infelizmente os Americanos são os maiores entusiastas da ideia de não continuarem a pagar toda a nossa defesa e a França vive a sua badana do enfraquecimento europeu; onde o General queria uma Force de Frappe, só pode sonhar hoje com uma Força de Farrapo. É o que seria a manta de retalhos que propõe aos outros países grandes da UE, com o desprezo do esquecimento sobrando para a maioria em que nos contamos. O maior problema militar europeu nem está em não querer gastar, reside em não haver sombra de unidade na Política Externa, salvo para a asneira que pareça, no imediato, pouco custar, caso do Kosovo. Se uma certa ideia da França podia variar com as sucessivas mudanças de humor de um presidente, uma pálida ideia da Europa é incompatível com as contemporâneas oposições dos seus membros, as quais impedem uma afirmação comum e utilização consequente das armas

2 comentários:

ana v. disse...

Impressionou-me esta homenagem a um conhecimento esporádico, realmente difícil de situar. Muito bem visto e bem escrito, como sempre.

E também a expressão "Força de Farrapo" está muito bem apanhada, porque é isso mesmo. A Europa não se une nem à lei da bala, e por isso nunca será uma frente que os States tenham que ter em conta. E é pena (digo eu, que não percebo nada de política).
Um beijinho

O Réprobo disse...

Quetida Ana,
impressionou-me muito, tinha, acreditava, pensado friamente a notícia, com a sobranceria morigerada da segurança de que estas coisas acontecem só a quem está longe, de modo que, sabendo que tinha contactado com a Vítima, fiquei um tanto paralisado, nem consegui escrevinhar o que estava projectado para ontem.
O Dr. António Vitorino, com a lengalenga do decréscimo numérico da criminalidade violenta e a mediatização dos casos existentes só agravou alguns maus sentimentos em que navegava.

A autonomia europeia é cada vez mais uma fantasia que cede em tudo o que é essencial e pensa afirmar-se parada e... em parada, no sentido de desfile.
Beijinho. O comentário demonstra que percebe muito de política.