terça-feira, 25 de março de 2008

Pobres Caravelas...


Satisfação por ver arredada da representação nacional de Futebol a combinação de uma bandeira verde-rubra de memória histórica lamentável e opção heráldica arrevesada. Além de que a nova opção de vermelho parece mais quente e, estendendo-se à totalidade do equipamento, poderá levar os rapazes a darem o litro, para aquecer o coração dos adeptos.
O que de todo me pareceu indescritível foi o embaraço com que o reporter da TVI se referiu ao Emblema: pode ser vista a Cruz... aah... de Portugal. (Pausa). A Cruz de Cristo. Como se o Nome mordesse. Nem creio que estivessem por detrás sentimentos anti-religiosos próprios, senão o empenho em não desagradar à fúria laicista que inunda o País. Lá lhe devem ter feito sinal de que não faria grande mossa nomear o Símbolo, o que aliviou o rapaz.
Até porque o triângulo e o compasso só alastram pelos orgãos dirigentes, não consta que hajam contagiado o escudo federativo...

8 comentários:

João Távora disse...

Bem visto caro Paulo. Só que a cor escolhida podia ser outra bem mais bonita: o “vermelho” lembra-me sempre coisas más.

O Réprobo disse...

Meu Caro João,
antes do mais, muitos parabéns, pelo retrato. Ficou uma identificação catita!.
Quanto ao probleminha da cor, é fazermos da da Selecção o que já vale para a do Benfica - não é vermelho, é encarnado. Acrece que o nome oficial do tom é "vermelho desportivo", o que o torna incompatível com outros vermelhuscos.
Abraço

fugidia disse...

Caro Réprobo,
não vi a reportagem, mas com um "aah..." à mistura parece-me que, mais do que outra coisa, o pobre «reporter» não sabia era que cruz era aquela... (e se calhar foi sorte saber que era uma cruz...)
:-D

JSM disse...

Caro Réprobo
Por mais voltas que a gente dê só falta o ouro na gola e na meia e lá vamos nós cantando e rindo para as bandas de Castela. Mas não há problema, repórter que não sabe da Cruz também não repara em Castela. Mas no resto tem o meu
Caríssimo Amigo razão: quem se envergonha de si e dos seus merece ser adoptado.
Um abraço.

O Réprobo disse...

Querida Fugidia,
sofrer jornalismos desses, em contrapartida, é a nossa cruz...
Beijinho

O Réprobo disse...

Meu Caro JSM,
masa olhe que o tom da "Fúria", como chamavam à selecção Espanhola, não é aquele...
Abraço

Nuno Castelo-Branco disse...

Pois é, hoje perdemos outra vez com os gregos. Agora tenho a certeza absoluta. Verde e vermelho não ultrapassam o azul e branco.

O Réprobo disse...

Aqueles broncos!
É bem verdade, grande conclusão! E sob o ponto de vista meramente estético, não há dúvida sobre qual combinação de cores desfruta de superioridade.
Só uma provocaçãozinha amiga: a Grécia, ontem, até jogou toda de Branco, meio caminho andado para a Bandeira ali em cima, à direita...
Abraço, Caro Nuno